terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Caridade

Hoje no meu grupo de estudo bíblico de brasileiras em Dubai estávamos lendo o livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 4. Nos versículos 32 a 35 está escrito que os primeiros cristãos viviam em comunidade e ninguém considerava unicamente sua as coisas que possuiam, mas quando vendiam suas propriedades eles distribuiam segundo a necessidade de cada um.

Ao ler essa passagem discutimos sobre ser generoso, que é a mesma coisa que ser caridoso e tivemos um momento de compartilhar onde muitas deram o seu ponto de vista.

Uma garota disse que doar quando se tem bastante dinheiro é fácil. Algumas garotas diziam que ser generoso não é somente doar dinheiro ou objetos, mas também doar nosso tempo e atenção. Uma outra disse que cada pessoa tem dentro de si uma inclinação natural para um tipo de caridade/generosidade. Para esta afirmação, confesso que não acho que temos uma tendência natural para sermos caridosos/generosos. Eu não sou naturalmente altruísta, mas preciso constantemente me forçar para pensar no outro antes de mim mesma. Já uma outra confessou que há algum tempo quando ela queria doar algo a alguém, ela tinha que comprar a mesma coisa para ela também, ou seja, ela não conseguia doar algo que ela não tivesse.

Depois de muita discussão onde cada uma disse como elas já receberam a caridade de alguém ou como já foram generosas com outras pessoas, eu ainda fiquei refletindo sobre o tema e disse à elas que eu achava que era muito fácil doar ou presentear uma amiga ou alguém com quem simpatizamos, mas o que eu entendo por caridade/generosidade é fazer isso para alguém que não conhecemos, ou seja, simplesmente ajudar alguém que sabemos que não poderá nos retribuir, aí sim isso seria verdadeira generosidade.

Eu ainda acredito que a generosidade/caridade não é algo natural do ser humano, mas que precisa ser trabalhado fortemente no nosso interior, pois temos a tendência de pensarmos mais em nós mesmos do que nos outros.

Na Bíblia em português, um capítulo bem conhecido (mesmo daqueles que nunca leram a Bíblia), traduz amor por caridade. Essa passagem que já foi até cantada pelo Legião Urbana diz:

“Agora, portanto, permanecem fé, esperança, caridade, essas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade.” ( I Coríntios 13:13)

Escrevendo este texto penso em Madre Teresa, que largou seu país, sua família e foi ajudar os leprosos de Calcutá, na Índia. Isso sim é generosidade/caridade no seu mais puro sentido.

Será que realmente praticamos a caridade?

Nenhum comentário:

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!