terça-feira, 22 de março de 2011

Água: Ouro Azul


Os Emirados Árabes Unidos são o terceiro maior consumidor per capita de água no mundo, somente atrás dos Estados Unidos e Canadá. E a estimação dos Emirados é que o consumo crescerá ainda mais, cerca de 44% em 2025.

Quem nunca ouviu falar dos grandes lagos na fronteira do Canadá e dos Estados Unidos? Pois é, esses dois países têm grandes fontes de água doce no mundo.

Mas alguém já ouviu falar das reservas de água doce dos Emirados Árabes Unidos?
Não, tenho certeza que não, pois não há! A água consumida no país vem do mar. Isso mesmo água salgada que passa por um processo de dessanilização e entra nas nossas casas e, agora, pasmem, até mesmo nas nossas garrafinhas de água “mineral”.

Em um artigo publicado pelo Time Out Dubai intitulado “Dubai drinking water” (Água potável de Dubai), li que diferentemente do petróleo a quantidade de água na terra (estimada em 326 quinquilhões de galões) não irá diminuir. O que muda, entretanto, é sua localização. A maioria da água (97.5%) do nosso planeta é água salgada, ou seja, não pode ser consumida sem que haja um processo chamado dessanilização. Que na verdade é uma técnica que usa muita energia (eletricidade) e que é um privilégio dos países ricos em petróleo, como os Emirados. 75% da água dessanilizada do mundo é utilizada nos países do Oriente Médio que possuem muito dinheiro para “fabricar” água doce a partir da água do mar, através de imensas e caras instalações.

Não tenho espaço neste texto para incluir o desastre ecológico que este sistema traz ao ambiente, mas se alguém estiver interessado em saber mais, dê uma olhada no site, cujo endereço publico abaixo, ou deixe um comentário e num próximo texto explico o que acontece com o mar e a flora marítima.
http://www.timeoutdubai.com/community/features/7206-dubai-drinking-water

O artigo também explica que numa emergência, a água dessanilizada em reserva nos Emirados duraria somente 48 horas, mas o governo já está estudando a possibilidade de construir mais indústrias de dessanilização no país.

Portanto, quem tem ouro preto também compra ouro azul.




Fotos by Marli: Kavieng, Papua Nova Guiné, e Burj Al Arab praia, Emirados Árabes Unidos

Um comentário:

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Verdade Marli... e o Ouro Azul vai ser disputado num futuro bem próximo, como hoje são as reservas de petróleo. Aliás discretamente estragégias já estão sendo aplicadas em paises com grandes recursos naturais.... Um jogo de interesses.. Beijos e parabéns pelo post.

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!