Mudanças: oportunidade ou desejo
Você já sentiu vontade de mudar algo mas o medo foi tão grande que você não conseguiu?
E você que nunca quis mudar nada, mas por causa de certas circumstâncias, já acabou passando por muitas mudanças?
Ao mesmo tempo que queremos algo novo e diferente na vida, o medo do desconhecido nos faz muitas vezes ficar onde estamos. Aliás, mais eu vivo, mais eu vejo que aqueles que se dizem insatisfeitos com suas vidas, e querem mudar, são os que menos mudam. Já por outro lado, os que estão até que satisfeitos com o que possuem acabam se arriscando mais. Não tenho nenhuma base psicológica para explicar isso, mas tenho alguns exemplos. Por falta de espaço, aqui vai um bom exemplo.
Minha cunhada sempre quis ser comissária de bordo para poder viajar e conhecer o mundo e vivia descontente com o lugar onde morava e com sua situação. Meu marido, por outro lado, acha que onde ele nasceu é um dos lugares mais lindos do mundo e nunca realmente pensou em sair de lá. Resumindo a história, minha cunhada vive na mesma redondeza desde que nasceu e seu irmão já viajou o mundo inteiro e viveu em quatro continentes diferentes.
No meu entender, mudar não é simplesmente uma questão de desejo, mas há também algo a mais do que somente estar insatisfeito com sua própria situação.
Fico a me perguntar se o que leva alguém a mudar não tem mais a ver com as oportunidades e a coragem de enfrentar o desconhecido do que simplesmente com o desejo.
Gostaria de saber sua opinião.
O que lhe impulsiona a mudar? Como você encara o desconhecido? Qual foi a maior mudança que já ocorreu na sua vida?
Estou enviando esta pequena enquete para meus amigos que já mudaram muito (em vários sentidos) e logo publicarei as respostas