Sua esposa está grávida e você não é o pai. Aliás você nunca teve sexo com ela. Como você se sentiria? Com certeza traído e confuso!
Todo Natal mesmo aqueles que não seguem o Cristo, um momento ou outro, pensam no nascimento de Jesus e em sua mãe, Maria, mas dificilmente paramos para pensar no que José sentiu quando ele soube que sua esposa estava grávida e que o filho não era seu.
“Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.” Mateus 1:18 e 19.
Na antiga tradição do Oriente Médio, neste caso, da Judaíca, o noivado acontece depois do casamento oficial e antes do casal se unir debaixo do mesmo teto. É um momento de despedida da noiva de sua família, onde ela passa alguns meses preparando sua mudança para a casa do marido. Foi nesse período que Maria encontra-se grávida e conta a José o que aconteceu. Com certeza José se importa com Maria, pois a Bíblia diz que ele para “não expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente”. Com os olhos da razão, díriamos, claro o filho não é dele e é injusto que ele aceite essa situação. Acreditar em Maria ou não? O que o povo diria? ”lá vai aquele idiota, que Maria enganou”. Será que José brigou com Deus e disse “eu sempre fui um homem honesto, por que o Senhor fez isso comigo?” Provavelmente ele se sentiu traído e pensou em fugir para um lugar onde ninguém o conhecia. Ele, porém, sabia que Maria não saíria ilesa dessa história, ela seria apedrejada.
“Mas depois de ter pensado nisso, apareceu um anjo do Senhor em sonho e disse: José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.” Mateus 1:20.

Pois é, José, um dos homens mais humildes da Bíblia, negou-se a si mesmo e decidiu obedecer, mesmo se a história não fizesse muito sentido. Ele acolheu e protegeu aquele que um dia negaria a si mesmo para salvar todos que crêem em seu nome.
“José eu espero que um dia eu possa me sentar com você e ouvir sobre a escolha que você fez, porque foi você e não um outro que Deus confiou para cuidar de Maria e DELE mesmo.” (Trecho da música Joseph de Don Pothress e Tony Wood)

A Bíblia fala de José somente mais uma vez quando Jesus tinha 12 anos, ele desaparece para que possamos focalizar no pai celestial de Jesus. Que humildade. Obrigada José!