sábado, 10 de março de 2012

Medo de voar

Você fica nervoso quando viaja em avião? Escolhe a companhia aérea em função do baixo número de acidentes da empresa?

Quem nunca sentiu um friozinho na barriga assim que um avião decolou? Por mais amedrontado que alguém fique, aeronave ainda é um dos meios mais seguros de transporte.

A Embraer, quarta maior fabricante de aviões do mundo, contratou o ator Jackie Chan como embaixador/garoto propaganda de seus jatos para aumentar a venda no mercado asiático. A China possui atualmente algo em torno de 1,1 milhão de milionários, que além de comprarem carros ou iates super caros, também estão adquirindo uns jatinhos.

Bom, por que introduzi essa informação num texto sobre o medo de voar? Primeiro porque a maioria das pessoas não sabe que o Brasil fabrica aviões. Segundo, porque ainda há muito preconceito quanto onde os aviões, ou outros produtos quaisquer, são fabricados.

Recentemente li um artigo escrito por Michael Karam, editor de Executive, uma revista libanesa sobre negócios. Ele precisava ir a Hurghada (Egito) via Cairo e a única opção era com a EgyptAir. “Sou um passageiro nervoso e, devo admitir, com uma atitude irracionalmente quase racista pelas companhias aéreas menos glamorosas”, escreve Karam.
O jornalista estava tão amedrontado que resolveu pedir conselho a um amigo americano que voa constantemente ao Egito. Seu amigo lhe acalmou dizendo que a EgyptAir faz parte da Star Alliance e que para isso precisa manter um alto standard em segurança e manutenção.
“Comecei a me sentir melhor!”, afirma o autor, mas com um porém, pois ele tinha que voar duas vezes num vôo doméstico (de Cairo a Hurghada e vice-versa). Ele continua escrevendo que um medo irracional tomou conta dele, como se o vôo interno no Egito fosse uma sentença de morte. “Ainda mais quando se ouve falar de aviões russos que caem freqüentemente.”
Seu vôo doméstico era com a EgyptAir Express, cuja frota é de aviões da Embraer. “Aviões brasileiros? Desde quando os brasileiros fazem aviões? Achamos que os brasileiros passam o dia jogando futebol de praia/areia!”, surpreende-se o escritor.
O texto termina relatando que os vôos foram bons e que o doméstico, com avião Embraer, ofereceu o melhor serviço que Karam já havia recebido num vôo. “Eles foram eficiente, pontuais e o E-170 da Embraer demonstrou ser um excelente pequeno avião.”

Só pra finalizar, de acordo com http://www.planecrashinfo.com/, entre 1950 e 2010 houve 1.085 acidentes fatais envolvendo aviões comerciais. O risco de morrer numa aeronave comercial é de 1 em 9,2 milhões e a sorte de sobreviver num pouso forçado na água é 53%. Mesmo se viajarmos numa companhia com terrível recorde de segurança, nossa chance de morte é de 1 em 843 mil.

Jackie Chan - EMBRAER LEGACY 650 www.youtube.com/watch?v=1l66RMFtagI

Um comentário:

Adriana disse...

A ignorância atrapalha até os que se consideram bem informados...eu também não sabia que os aviões de voos domésticos no egito eram da embraer. Mas achar que a quinta economia do mundo só se frabrica jogadores de futebol, já é ignorância de mais! Adorei o artigo! Beijos

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!