quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Preocupações que podem matar

O quanto você se estressa na espera do resultado de um exame médico? Será que é normal se preocupar tanto assim? Quão prejudicial isso pode ser para nossa saúde?

Há algum tempo que venho pensando que podemos arruinar muito mais nossa saúde com o estresse e preocupações na espera de resultados de exames do que com a doença propriamente dita. O nível de estresse aumenta quando o técnico ou enfermeiro que fez o exame, como mamografia, ultrassom, raio-x, etc, nos diz que devemos marcar uma consulta com o médico para receber o resultado. Logo pensamos que deve ser grave e eles preferem que o médico nos dê a notícia. Claro que isso é procedimento médico, mas medo cresce dentro de nós e em algumas horas estamos já achando que vamos morrer e que é o fim.
Na maioria das vezes demora-se para conseguir um horário com o médico e aí serão algumas noites sem dormir imaginando o pior dos cenários e ficando ainda mais doente com preocupação.
O pior ainda é começar a pesquisar na internet no meio da noite tentando descobrir quais as doenças para os sintomas que sentimos.
Uma vez eu estava com uma dor muito estranha na garganta (não era garganta inflamada) e também com dor nas axilas. Comentei com uma amiga sobre meus sintomas e ela me contou que o ator Reynaldo Gianecchini havia procurado o médico por causa de dor de garganta e que na verdade era linfoma. Passei a noite checando na internet a história e me preocupando, e por fim achei que era isso que eu tinha.
Nos últimos dois anos por causa de dor abdominal já consultei mais de 20 médicos e cada um achava que era uma coisa diferente. Como os tratamentos propostos não resolvem o problema, tinha a tendência de procurar eu mesma a resposta na internet e cada vez que eu achava alguma doença desconhecida logo pensava que era isso que eu tinha e que os médicos não conseguiam descobrir.
Recentemente uma amiga fez uma mamografia e agora precisa fazer uma biópsia. Ela esta terrivelmente preocupada e sinto que algumas vezes esse tipo de exame, principalmente a mamografia traz um enorme estresse desnecessário para a mulher e que pode ser muito prejudicial, já que 85% das vezes não há nada grave.
Até com exame de sangue há pessoas que se preocupam, pensando que as etiquetas dos exames podem ser trocadas e que o resultado será um doença terrível. A cabeça pode ir a mil com esse tipo de pensamento.
Uma vez li um artigo sobre uma pessoa que estava esperando o resultado de seus exames e logo no dia do retorno, o médico estava super atrasado com os pacientes e essa pessoa que já não dormia há três dias esperava com os nervos à flor da pele.
“Finalmente quando chegou a minha vez de ouvir o veredicto, o médico disse:
-- Um instante, tenho que ir rapidinho checar algo na sala ao lado.
-- Não, o doutor não irá a lugar nenhum!
- O que?
- Eu disse, o senhor não irá à outra sala nem ao banheiro agora. O doutor vai abrir aquele envelope com o meu nome e me dizer o que ele contém, o que está errado comigo antes que eu colapse.”
E o médico disse: “Não há nada errado com você, você só está um pouco estressado e precisa se acalmar, você ficará doente desse jeito. Vou lhe passar um remedinho para acalmar os nervos.”
Mesmo ainda me preocupando quando tenho muita dor, atualmente tenho pensando que o estresse pode ser ainda pior do que a própria doença. Para 2013, decidi que não pesquiso mais sintomas na internet.

Nenhum comentário:

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!