sábado, 21 de dezembro de 2013

Tradições Natalinas – Suíça


Você acreditava em Papai Noel ?

Natal é o período do ano que eu mais gosto ! E acho interessante as tradições natalinas, sempre que posso procuro conhecê-las. Tenho uma amiga americana que acreditava em Papai Noel. Ela disse que ficou de coração partido quando um garoto da escola lhe disse que Papai Noel não existia. Numa manhã, enquanto sua mãe penteava seu cabelo ela perguntou : -- Mamãe, um garoto mau da escola disse que Papai Noel não existe! Ela esperava que sua mãe fosse dizer que o garoto estava errado, que ele era mau, etc., mas ao contrário, sua mãe simplesmente disse : -Ele tem razão !

Como eu nunca acreditei em Papai Noel, nem em Coelhinho da Páscoa, achava tudo isso muito estranho...
Como alguém pode acreditar numa fantasia ? Para minha surpresa, meu marido acreditava. Na Suíça, e em algumas partes da Europa, eles celebram a visita de Saint Nicolas (São Nicolas) e Père Fouettard (um senhor negro, em algumas regiões chamado de Pedro, o negro). Saint Nicolas passa nas casas para dar presentes e doces às crianças que se comportaram bem durante todo o ano. Ele possui um ajudante negro, que carrega o saco de presentes e um chicote para bater nas crianças que não foram obedientes. Algumas mães dizem às crianças que se elas não se comportarem, o Père Fouettard virá pegá-las e colocá-las no seu saco, o que muitas crianças temem. Há algumas diferenças dependendo da região, mas em geral na Suíça é essa a tradição.

Quando meu marido era criança, Saint Nicolas era comemorado no seu vilarejo de montanha. Todo ano, em dezembro, Saint Nicolas e Père Fouettard visitava sua casa. Saint Nicolas sabia tudo o que ele tinha feito durante o ano e depois perguntava ao Père Fouettard se Alfonso merecia um presente. Todos os anos ele ganhava um presente e era impressionante que era algo que ele queria. Algumas vezes Père Fouettard ou Saint Nicolas dizia : -- Este ano você fez isso ou aquilo, mas vou relevar, próximo ano se você não melhorar, você não vai ganhar nada ! Um ano, quando ele tinha uns 6 anos, ele estava todo admirado que Saint Nicolas sabia exatamente tudo o que ele tinha feito o ano todo e ele olhou para sua irmã, que é dois anos mais velha do que ele, e ela disse : -Não seja bobo, você não vê que é o papai, olha a blusa debaixo da capa? O pai dele tinha esquecido de fechar um botão. Ele olhou bem e daí viu que era realmente a blusa do seu pai. Ele descobriu naquele momento que tudo era um teatro e ficou tão decepcionado que não conseguiu dizer nada.

Ele era uma criança bem criativa, pois imaginava que Saint Nicolas e Père Fouettard tinham um complexo sistema de cameras que via tudo o que acontecia no vilarejo. Pois é, o pai dele foi o Saint Nicolas do vilarejo por vários anos. Os pais se reúnem alguns dias antes da visita e recebem informações sobre as crianças. Um dia antes ou algumas horas antes da visita eles recolhem os presentes que Saint Nicolas irá entregar. Saint Nicolas e Père Fouettard, antes de entrar nas casas, dão uma olhada na ficha de cada criança, portanto eles lembram exatamente o que dizer para cada uma delas.


Quando meu marido cresceu ele também participou dessa tradição, primeiro como Père Fouettard e algumas vezes como Saint Nicolas. Ele disse que as crianças que ele conhecia bem ficavam tão admiradas de como ele sabia detalhes da vida delas. Mas ele tomava muito cuidado para elas não perceberem quem ele era. Para ele era um momento mágico, muito apreciado pela criançada.

Se tivesse filhos não deixariam eles acreditar em fantasias.
Sou cristã e racional e iria explicar que Papai Noel ou Saint Nicolas são tradições e histórias. Acredito também que não daria presentes no Natal, preferiria dar presentes no aniversário e talvez no Ano Novo, mas deixaria o Natal como um dia especial para celebrar a vinda de Jesus ao mundo, o verdadeiro sentido dessa festa.

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!