segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O último taboo


Será que nosso avô tinha razão?

Este final de semana estava lendo a revista Vogue, edição inglesa, e me deparei com um artigo intitulado Poo: the last taboo (Defecar: o último taboo). A autora escreve no subtítulo: “Todos fazem – mesmo aqueles entre nós que fingem que não. Então por que ainda é tão difícil falarmos sobre isto?”

Umm!!! pensei e resolvi ler o artigo.

Pra começar, ela diz que defecar, evacuar ou como dizemos “ir ao banheiro” é uma daquelas coisas que são inescapáveis, inequívocas, não negociável, não discriminatória na nossa vida que nenhuma das tecnologias japonesas irá jamais fazê-las redundantes.

Para confirmar seu artigo, a autora consulta algumas especialistas inglesas (isso mesmo, todas médicas). A maioria das pessoas que procuram esses especialistas em defecação são as mulheres, pois elas querem aprender como defecar corretamente.

Se bem me lembro, os homens mais velhos gostam de ler jornal no banheiro e, segundo as especialistas ingleses, esta é a melhor maneira de defecar. Quer dizer, a posição sentada com as pernas abertas e com o corpo pra frente como lendo um jornal aberto na mão abriria melhor o traseiro, fazendo com que as fezes saíssem mais facilmente. Para ajudar um pouco mais, a pessoa deveria dizer a palavra “OUGE” (algo como AUDI). Isso mesmo como a marca de carro, pronunciando o D com sotaque brasileiro! Esta palavra ajuda a empurrar o diafragma, como diz uma das especialistas.

A sociedade atual vê isto como very private thing (algo super privado), que acabamos nunca falando sobre este assunto.

O artigo também diz que antigamente, há mais de 200 anos, banheiro era algo público, ou seja, nossos ancestrais defecavam em grupo (a prova está na foto que publico aqui. Este tipo de banheiro vi em vários países europeus, mas a foto tirei num parque na Nova Zelândia.)
Bom, voltado ao assunto, o texto diz que na época de Henry VIII, a Great House of Easement em Hampton Court tinha um banheiro público com 28 latrinas para que 28 chefes de Estado pudessem defecar e fazer uma reunião ao mesmo tempo.

Como não há muito espaço no blog para contar tudo o que li no artigo, recomendo que façam uma pesquisa na internet para “Poo: the last taboo” na British Vogue.

Marli
P.S. Vou utilizar a técnica da doutora inglesa e depois conto se funcionou, ok?

7 comentários:

Lucimara Fernandes disse...

Marli!!
Adorei... kkk...
Se um dos objetivos do blog é justamente quebrar preconceitos, este assunto tem tudo a ver! Afinal, tudo que entra, sai, e se comemos, por algum lugar tem que sair... rs.
Quanto às mulheres se interessarem mais pelo assunto, é porque normalmente temos mais dificuldades em defecar... As mulheres têm mais problemas de constipação que os homens. Eu mesma já passei por tratamento com gastroenterologista, pois ficava até uma semana sem ir ao banheiro.
Agora, apesar de concordar que isso é "very private thing", não me importo em falar sobre o assunto, mas não usaria este banheiro público... rs. Jamais!! rs
Parabéns pelo post!
Bjs

Anônimo disse...

nossa meu deus q nojo puta q pariu nao tem assunto melhor nao ? defecar kkkkkkkkkkkkkkkk como vcs sao viu puts nao falo mais nada !

Veronica disse...

Ahhhh, que da hora !
Meuuuu, taboo, hoje em dia ? Pelo amor de Deus ! Se as pessoas comentam sobre mortes, assaninos, roubos, ladrões, sequestros, estrupos, como conseguem achar que falar de coco é um taboo !?

Eu já ouvi a musica, desculpem pelo termo "Cagar é bom, é muito bom, cagar é boom demais..." hahahaha

BJsss

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Marli, parabéns... Acho que algumas pessoas não entenderam que o taboo não está no fato de CAGAR, mas sim do CAGAR EM GRUPO... a questão é cultural... social.. nada a ver com o cagar propriamente dito.. todo mundo caga e ponto final.. mas cagar em grupo... banheiro publico isso não é nosso costume atual... Essa matéria serve para entender os costumes, culturas diferentes.. em épocas diferentes.... em algum tempo e em algum lugar cagar em grupo falando com o vizinho de privada era tido como algo normal e provavelmente em algum lugar ainda é ... assim como uma série de outros costumes vão mudando com o tempo, com a cultura.. ESSA É A SACADA DA MATÉRIA... não foquem na merda.. mas sim na mensagem de que como nosso comportamento vai mudando com o passar do tempo.. Parabéns pelo post Abraço.

tangram ana paula disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk...preciso disso urgente! Pq vou confessar, me dá vontade de fazer pops quando estou perto de alguem...kkkkkkkkkk...terapia coletiva...ameiiiiiiiii...Parabéns pela sutileza em que tratou o assunto. Ficou muito interessante! Pessoas aprendam, que o mundo não giar em torno dos nossos umbigos, e que isso é muito interessante, pq moramos no Brasil, onde o ato de cagar, não é assim, é bem pior, cagam na nossa cara, e aceitamos!!!

Scrap by RÔ disse...

Adorei o assunto, muito interessante, mas eu nunca usaria um banheiro coletivo....rsrs Nem morta!!! kkkk

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!