quinta-feira, 18 de novembro de 2010

7 Pecados Capitais: A Inveja

A inveja matou Caim!
Este ditado popular é intrigante, pois se foi a inveja de Caim que matou Abel, por que dizemos que a inveja matou Caim? Caim só matou Abel porque sua inveja era extremamente violenta. Então a inveja o matou antes mesmo que ele tivesse matado seu irmão.
Como é definido no dicionário Aurélio, a inveja é “Desejo violento de possuir o bem alheio!” E foi isso mesmo que aconteceu com Caim, a ponto de matar seu próprio irmão.

Aprendemos com a Bíblia o que é a inveja e o que ela faz com as pessoas, caso de Caim. Como em Provérbios 14:30, que diz: "O coração tranquilo dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos."
Uau, a inveja faz os ossos apodrecerem. Mas como isso acontece?
“Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros” é o que lemos em Gálatas 5:26.
Portanto, a inveja começa com a cobiça. Ao cobiçar as vanglórias dos outros acabamos invejando-os.

Se há tantas referências à inveja na Bíblia é porque este é um sentimento que nos afeta com certeza.
Quando vemos algo que alguém tem ou conseguiu logo achamos que nós também merecíamos aquilo e, quando isto começa a nos perturbar, o sentimento de insatisfação com nosso estado atual ou com o que temos toma conta de nosso ser e passamos a invejar os outros.
A propaganda é mestre em nos dizer que precisamos ter mais e buscar o melhor de tudo, como se nossa vida fosse uma escalada onde sempre temos que estar no topo.

Existe uma fina distinção entre a inveja e a cobiça. “A pessoa cobiçosa quer possuir os bens do vizinho, enquanto que a pessoa invejosa lamenta esses bens. Ela fica triste por causa da prosperidade do vizinho” (W.F. May).

Recentemente vi o filme The Joneses (com David Duchovny e Demi Moore), que é uma sátira à sociedade americana consumista que vai ao limite para adquirir o maior ou melhor de tudo.
The Joneses é uma família fictícia (mãe, pai e dois filhos) que é paga por empresas para mostrar/fazer propaganda/”vender” (self marketing) as últimas novidades/lançamentos do mercado. No final, um vizinho se suícida por não poder oferecer à esposa o que os Joneses têm. (Veja The Joneses Trailer no youtube.)

Refletindo sobre o filme, penso que este é o tipo mais simples de cobiça, quando vemos alguém com algo interessante e logo perguntamos onde ele foi comprado. Mas a inveja somente vem quando não conseguimos comprar ou obter a mesma coisa. Até aí, quando se resume a bens materiais, parece ser algo, vamos dizer, imaturo. Já a inveja de atributos e qualidades inerentes à certas pessoas, que não são de maneira alguma ligados ao aspecto financeiro é onde eu vejo o maior problema. Coisas que dinheiro não compra ficam ainda mais difíceis obter, pois é bem aí que muitos começam a ficar com raiva não somente do que a outra pessoa tem, mas também do que ela é. Como não é fácil obter atributos, status e habilidades, a raiva invade e vira a tal da inveja que apodrece os ossos.

"A inveja começa quando a satisfação com aquilo que se possuí é perturbada pela percepção de vantagens desfrutada por outros e pela consequente determinação de adquirir as mesmas vantagens - seja posição social, bens materiais ou elogios ( Gênesis 26.14; 30.1; Salmos 73.3 )." (http://palavraedificante.blog.terra.com.br/)

Estar satisfeito com aquilo que você possui, em qualquer situação, substitui a inveja. “Não é minha penúria que me faz falar. Aprendi a contentar-me com o que tenho.” (Filipenses 4:11)

Um comentário:

Lucimara Fernandes disse...

Oi Marli, gostei da distinção que você citou sobre a inveja e a cobiça! Perfeita!
Na minha opinião, a inveja é o pior dos pecados! Inveja mata, inveja destrói, inveja causa cegueira, porque o invejoso é capaz de tudo para possuir o bem alheio, o invejoso não consegue enxergar o que ele tem, só valoriza o que é do outro, o invejoso é infeliz.
A inveja faz mal tanto para quem sente como para quem é invejado.
Que Deus nos proteja deste mal!

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!