quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Como manter um mito
Nessie, o monstro gentil

Quantas lendas foram criadas com o intuito de gerar dividendos? Será Nessie mais uma delas?

Conhecida como Nessie, a plessiossauro, um tipo de dinossauro marinho, que habita o Loch Ness (lago em celta) é um dos mais conhecidos mitos do mundo moderno. Esse enigmático monstro tem captivado a imaginação de cientistas, adultos e crianças. Confesso que eu também sempre quis visitar o legendário Ness, situado no norte da Escócia.

A primeira vez que ouvi a palavra Ness foi em Campos do Jordão-SP há mais de 20 anos, onde há uma loja de meias chamada Inverness, nome da cidade onde o lago se localiza. Depois dessa primeira familiarização com aquele nome, ouvi falar da lenda do monstro do lago Ness, mas somente agora em 2011 pude visitar tal destinação.


Não que eu acredite que Nessie existe, mas o fato de poder visitar as highlands da Escócia pede definitivamente uma passada pelo lago. Antes porém de partir nessa “aventura”, assisti o filme Meu Monstro de Estimação* (2008), onde o garoto Angus encontra um ovo do qual nasce o cavalo d'água Crusoé. Os dois viram grandes companheiros e passam por muitas aventuras.

A lenda começou em 1934, quando os jornais publicaram uma foto tirada pelo Coronel Robert Wilson na qual o monstro aparece de longe. A forma do animal aquático lembra a do plessiossauro, réptil marinho da pré-história.
Em 1993ficou-se comprovada que a imagem era falsa, que era uma cabeça de plástico colocada num submarino de brinquedo





O mito, porém, rende muito dinheiro para o turismo da Escócia e principalmente para as cidadezinhas à beira do lago, mas é também fonte de inspiração para filmes. Como o curta-metragem de animação da Disney que tem o simpático monstro como protagonista. The Ballad of Nessie, lançado recentemente. (www.youtube.com/watch?v=_sVdUyi18Lo)

Com o filme na cabeça, parti para mais uma expedição. Na minha mente e por causa das fotos que vi, imaginava o Ness um pequeno lago escuro e com uma densa neblina. O lago é muito maior do que eu tinha imaginado, 37km, sendo o ponto mais largo de 1,6km. É também o mais profundo do Reino Unido, 182,8m em média, com 239,5m na parte mais profunda.

Essa lenda é contada de pais para filhos e ajuda a alimentar o imaginários das pessoas e convidam os viajantes para uma aventura misteriosa nas highlands da Escócia. O fato de eu estar também escrevendo sobre Nessie ajuda a alimentar ainda mais esse mito.




*No filme o Loch Ness tem saída para o mar, mas na verdade o lago desagua no rio Ness.

Um comentário:

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Marli, parabéns pelo post... que delicia visitar esse lugar.... Nossa vida é repleta de mitos.... e são necessários, são referências para o ser humano... Beijos e estamos torcendo por você....

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!