segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ramadã, mês de jejum

Que tal um jejum coletivo?

Ramadã é a celebração mais santa do calendário islâmico. No nono mês, os muçulmanos dedicam-se ao jejum enquanto o sol brilha e festejam quando o sol se põe.

Segundo o Wikipédia: “O Ramadão (português europeu) ou Ramadã (português brasileiro), também grafado Ramadan (em árabe) é o nono mês do calendário islâmico. É o mês durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual (suam), o quarto dos cinco pilares do Islão (arkan al-Islam).
A palavra Ramadão encontra-se relacionada com a palavra árabe ramida, “ser ardente”, possivelmente pelo facto do Islão ter celebrado este jejum pela primeira vez no período mais quente do ano.”

Este é o mês do Ramadã e em países mulçumanos como Os Emirados Árabes Unidos, ninguém pode comer ou beber durante o dia.
As praças de alimentação nos shoppings, os restaurantes e cafés estão todos fechados. Música também é proibida enquanto o sol brilha. Os mulçumanos dizem que neste mês os fiéis são chamados a jejuar não somente dos alimentos, mas também de cigarros e sexo.

Quando cheguei aos Emirados pela primeira vez em 2004, o Ramadã aconteceu em novembro, quando as temperaturas estavam mais baixas. Neste ano, o mês do Ramadã ocorreu no pico do verão, pois seguindo o calendário solar, cada ano as datas regridem 11 dias.

Em países como Egito, Líbano, onde há um certo número de pessoas de outras religiões, comer e beber não é totalmente proibido em público, mas somente pedido às pessoas de evitarem. Nos países como os Emirados, Árabia Saudita e alguns outros, essa é uma interdição geral.

Neste ano, porém, vi um café onde um pano preto cobria as janelas e a porta, permitindo que se coma ou beba lá dentro. O local estava tão escuro que não sei se o ambiente era realmente convidativo. Acredito que seja somente para alguém que realmente precise comer por ordem médica, ou talvez para turistas desprevenidos.

Nos orgãos públicos, seções militares e escritórios, todo mundo trabalha menos horas. Os militares e orgãos públicos começam às 9h e fecham às 13h30 ou mais tardar às 14h. Mas normalmente, os outros estabelecimentos abrem às 9h e fecham às 16h. Supermercados e lojas ficam abertos até a meia-noite para compensar os horários da manhã.

Se durante o dia parece que tudo está mais lento, a noite é a festa. Assim que o sol se põe, pessoas correm para a casa de familiares e amigos para celebrar o Iftar. Os restaurantes enchem cerca de 10 minutos antes do fim do jejum. Todos à mesa esperando para o horário de começar a comer.

Iftar, explicado por Wikipédia: “Ao término de cada dia, com o início do crepúsculo é obrigação do muçulmano quebrar o jejum imediatamente, mesmo antes da oração, suplicando a Deus Criador, segundo relato de Maomé as seguintes palavras: "Se foi a sede, hidrataram-se as veias, e se alcançou a recompensa, com a permissão de Deus". O iftar (árabe: إفطار) é o momento para reunir os membros da família e os seus amigos numa celebração de fé e de alegria. Após esta refeição, é prática social sair com a família para visitar amigos e familiares e reunirem-se para a prática da oração."

Mesmo quem não é muçulmano celebra o Iftar, onde uma quantidade enorme de comida, doces e sucos são servidos. Os restaurantes preparam buffets enormes que são apreciados por todos. As empresas também escolhem pelo menos um dia para levar seus empregados a um restaurante para um jantar Iftar.

No ano passado, a empresa de meu marido nos levou ao Emirates Palace, em Abu Dhabi, para o melhor Iftar que já tivemos.

Logo após o mês do Ramadã, a celebração do EId al Fitr ocorre. Quando a lua nova é avistada no céu há um feriado de três dias consecutivos no mínimo, mas muitas empresas oferecem uma semana. O Eid é marcado com muitas festas, banquetes, troca de presentes, compra de roupas novas e decorações das ruas e lojas, com luzes coloridas. As celebrações são muito parecidas com as festas de Natal, onde presentes são oferecidos aos familiares e amigos.

Vídeo Iftar
www.youtube.com/watch?v=lfQ2UIE9aDA















Nenhum comentário:

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!