segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Quando a imagem mente

Você já ouviu a frase, uma imagem jamais mente?

Talvez no passado fosse difícil uma imagem mentir, mas atualmente ela mente descaradamente. Não existem mais rugas, olheiras, nem cabelo branco, pois a perfeição reina nas páginas das revistas.

Manipulação e dissimulação sempre encontraram seu ápice nas propagandas, onde o simulacro é o prato principal. Há alguns anos empresas utilizavam modelos super jovens para vender produtos de beleza para pessoas mais velhas. Tentava-se passar a idéia que aquelas que fazem uso dos tais cosméticos teriam uma pele tão linda como a da modelo 20 anos mais jovem. Naquela época li várias matérias onde seus autores ultrajados relatavam o desrespeito de algumas marcas com o público consumidor.

Depois da invenção do photoshop, as agências de propaganda não precisam mais de modelos super jovens para produtos destinados ao público mais velho, pois com apenas alguns clicks do mouse todo mundo vira beldade, com corpo, pele e cabelos de fazer inveja a qualquer um.

Um grande debate tem sido lançado sobre o mau uso do programa que leva algumas pessoas a crerem que é possível ser perfeito como nas revistas. Alguns acusam essas manipulações como responsáveis por problemas alimentares em jovens, como a bulimia e anorexia e é por isso que associações feministas na França, Grã-Bretanha e na Noruega propõem que as revistas informem o número de retoques no modelo original em cada foto publicada.

Nas fotos a seguir vemos que mesmos os artistas mais celebres envelhecem. Mesmo com o acesso à plástica e tratamento de beleza, somos todos mortais e ninguém é tão maravilhoso e perfeito como a propaganda quer nos fazer crer.

Um comentário:

Briana disse...

Mi piace tanto tutto quello que scrivete, é la veritè.

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!