domingo, 8 de janeiro de 2012

Fora da realidade

Como alguém pode viver num mundo irreal? Será que ainda existem pessoas que vivem fora da realidade?

Acredito que muitos tenham respondido sim a essas perguntas. Mas será que um grande número de pessoas pode viver fora da realidade num coletivo?

Recentemente fiquei chocada ao ver reportagens e fotos da população norte-coreana chorando desesperadamente com a notícia da morte de Kim Jong-il, ex-supremo líder da Republica Democrática Popular da Coréia do Norte.

A Coréia do Norte é atualmente um dos países mais fechados do mundo, onde acesso à televisão e internet é totalmente controlado pelo governo. Somente quem foge do país consegue informar o que realmente está acontecendo lá. Com uma área de 240.540 km2 e uma população de 24.051.218, o país possui a quarta maior forças armadas do mundo, com um contingente de 9.495,000 militares.

Na década de 90, a Coréia do Norte viveu uma tragédia, onde milhares de pessoas morreram de fome. Fotos de crianças esqueléticas apareciam na primeira página dos jornais. Enquanto o povo era dizimado pela fome, seu líder gastava milhões nas forças armadas.

Quando vi multidões de norte-coreanos descontrolados, demonstrando tanto sofrimento com a morte do “querido” líder, comecei a me perguntar se aquilo era teatro ou se realmente o povo estava sofrendo.

Numa reportagem, um desertor do sistema, que atualmente mora na Coréia do Sul, contou que ele trabalhava para o sistema de publicidade do governo e que tinha que criar propaganda para os líderes do partido, quando ele começou a se rebelar, cortarão um de seus dedos. Fora do país, ele continua usando seu talendo, agora desta vez para pintar sátiras do governo norte-coreano.

Conversando com um rapaz sírio que trabalha comigo, comentei meu choque quanto à maneira que os norte-coreanos se comportaram com a morte de Kim Jong-il e meu colega sírio me explicou que o mesmo aconteceu quando Hafez Al Assad (pai de Bashar, atual presidente da Síria) morreu. Ele disse que desde criança os sírios ouvem que o governante é o único protetor do povo, que se ele morrer, Israel invadiria o país e todos seriam aniquilados. Então ele comentou que não estava nem um pouco chocado com as cenas da Coréia do Norte, pois em seu país ele já havia visto a mesma coisa.

Toda essa história me fez lembrar do filme O Show de Truman, de 1998, com Jim Carrey. O filme é uma crônica da vida de um homem que vive numa realidade construída para um show de TV, difundido 24 horas por dia para bilhões de pessoas em volta do globo. Truman começa a suspeitar de sua realidade e embarca numa aventura para descobrir a verdade sobre a sua vida.

Somente depois de 30 anos, Truman começa a notar que sua realidade não é verdadeira. Quanto tempo demora-se para um povo perceber o mundo em que ele vive?

Um comentário:

André Bianc disse...

Não precisamos ir tão longe, vejam os nefastos exemplos de algumas “igrejas” bem aqui no nosso nariz, elas criam fiéis fanáticos, em seus cultos falam muito mais do demônio do que em Deus, aterrorizam os fiéis, prometem a prosperidade material, não dão a mínima para a prosperidade moral e chegam ao ponto de pedir o dente de ouro do ente falecido (Canção Nova – vídeo postado no FB), vendem a chave da cidade mundial a RS 30,00 a unidade (Igreja Mundial do poder de Deus – venderam 300.000 , faça a conta quanto arrecadou) , incluem nomes nos órgão de proteção ao crédito (SERASA e SPC) dos “contribuintes compulsórios” inadimplentes (Igreja Universal) , fora os cultos satânicos de sacrificam até seres humanos (na última sexta-feira, assassinaram uma senhora em um desses cultos) já que a prática com animais é costumeira. Enfim, como disse Peter Paul Rubens: “ Nada me surpreende no ser humano.” Parabéns, pelo texto.

André Bianc

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!