segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Shopaholic: viciado em compras



Você já adquiriu um artigo e ficou se perguntando se realmente precisava daquilo e depois de um pouco refletir arrependeu-se completamente? Já comprou por impulso?

Moro no paraíso das compras (já falei disso num outro texto). Dubai tem a mesma pronúncia em inglês de DO BUY, que significa compre, uma ordem, não uma sugestão. Neste lugar, todo dia há uma promoção e duas vezes por ano todas as lojas têm liquidação que começam com 25% até 75%.

Essas verdadeiras tentações fazem com que percamos a cabeça. Ainda mais quando vemos algo que custava AED 650* e agora está somente AED 162,50. Até os mais sóbrios dos compradores perdem a cabeça.

Nos Estados Unidos, o brasileiro já é uma das nacionalidades per capita que mais gasta no país, numa lista que inclui o francês, o britânico e o alemão. Em 2010, 1.2 milhões de brasileiros visitaram o país norte-americano e gastaram US$5.9 bilhões, ou seja, US$4.940 para cada turista. “Miami has a Hearty Oi (Hello) for Free-Spending Brazilians”, matéria publicada no The New York Times em 27/12/2011.

Bom, voltando a DO BUY, quer dizer Dubai, ainda há menos turistas brasileiros por aqui, mas o número vem aumentando. Nas lojas já é possível ouvir gente falando Português do Brasil e encantada com os preços. Pois comparando com os preços na terrinha, tudo parece barato por aqui.

Nesta semana, tenho amigos do Brasil me visitando (especificamente de Taubaté) e acabei entrando na dança e comprando o que não precisava. Uma de minhas visitas acha tudo super barato e acaba encontrando sempre algo que é o meu número ou a minha cara (como ela diz) e com boas intenções me convence de que se eu não comprar irei me arrepender.

Há anos que conheço um provérbio de Thomas Jefferson que diz algo assim: “Nunca compre somente porque está barato”. Mesmo já tendo memorizado esta frase e dito várias vezes, ainda acabo caindo em tentação.

*R$ 1,00 = AED 2,00

Um comentário:

Lucimara Fernandes disse...

Oi amiga,
Não sou consumista, compro só aquilo que preciso mesmo, raramente compro algo que não uso... Mas já aconteceu também. Quando viajo procuro comprar menos ainda, para não aumentar o peso da bagagem e para gastar meu dinheiro com os passeios e uma boa alimentação. Porém, se fosse a Dubai, também compraria alguma coisa, afinal, gosto de conhecer a cultura local e me adaptar aos costumes... rs.
Uma sugestão, apenas compre com moderação... rs.
Bjs

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!