sábado, 21 de abril de 2012

Somente uma mentirinha

Ela é uma epidemia, pois ninguém está imune. Muitos acham que ela não prejudica e por isso é cada vez mais aceita como algo normal.

Você mente no seu imposto de renda?
Você elogia alguém somente para parecer simpático?
Você pede para alguém dizer ao telefone que você não está?
Você exagera quando conta uma história?

Posso dizer que pelo menos duas dessas ainda cometo conscientemente.

Infelizmente vemos a mentira como algo não tão ruim assim. Se ninguém foi ferido, se foi uma lisonja, não é nada grave.

Para muitas pessoas não falar toda a verdade é uma "forma elaborada" de comunicação, de “mentiras brancas” (white lies, como dizem os de língua inglesa). Nós adulamos, enganamos e sorrimos diariamente com olhar inocente para manter uma boa atmosfera ou para nos apresentar numa luz mais favorável.

Quantas promessas você já quebrou com um simples, “ligo pra você amanhã!”, já sabendo (com intenção) que não iria ligar?

No texto “O mistério da Mentira” por Norbert Lieth, escritor cristão, ele diz: “É vergonhoso como hoje em dia se lida levianamente com o conceito "mentira" ou com a própria mentira. Há pesquisas e estudos sobre a mentira, tenta-se explicá-la, procura-se a sua origem, mas em geral ela é considerada inofensiva, sim, até mesmo uma necessidade da vida e, em última análise, como algo bom.”

“Entretanto, como em todas as questões relativas à vida, também sobre a mentira somente a Bíblia – e não quaisquer "pesquisadores da mentira" – pode nos dar a melhor orientação. Ela nos mostra que a mentira não é um mistério,... mas um pecado há muito revelado. A mentira consiste em rejeitar a verdade de Deus. Sobre os mentirosos está escrito: "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Romanos 1.25).
Por isso a mentira se estende por toda a história da humanidade. Ela é a culpada pela queda do homem e causa de todos os sofrimentos e de muitas lágrimas”, comenta Lieth.

No artigo, ele explica que as crianças mentem primeiramente em proveito próprio – a fim de evitar castigos ou para receber alguma recompensa. Mais ou menos a partir dos oito anos de idade elas aprendem a diferenciar a simpatia verdadeira da falsa.

Realmente ele tem razão, pois nunca vi uma criança elogiando alguém falsamente, mas por outro lado nascemos já sabendo mentir para escapar uma punição. Isso não precisa ser ensinado. Mesmo mentindo descaradamente, fazendo como se fossemos inocentes, é muitas vezes visto como engraçadinho e inteligente. Quantas vezes mentimos para evitar sermos chamados a atenção? O triste é que não nascemos com a noção de que precisamos nos desculpar. Isso sim deveria ser ensinado desde criança. Pedir desculpas e reconhecer nossas faltas deveria ser primordial na educação de uma criança. Errar é normal e por isso deveríamos ser incentivados a reconhecer nossos erros já na mais tenra infância, o que evitaria a utilização da mentira de forma tão generalizada.

Na verdade, não existe mentirinha ou mentirona, tudo é mentira. Não importa se minha história tem 1% de mentira ou 90%. Será que tomaríamos um copo de água somente com 1% de água contaminada? Digamos que temos um copo de água mineral Perrier (francesa e cara) e que alguém coloca uma gota de água de esgoto, será que acharíamos que essa água é boa para o consumo? Então por que achar que uma mentirinha não nos contamina? Aliás, ela pode não contaminar quem a ouve, mas com certeza contamina quem a conta.

Um dia minha chefe pediu para eu dizer por telefone que ela não estava no escritório. Disse à ela: “Se eu posso mentir por você, eu também posso mentir pra você.” Espero que ela tenha entendido!

"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8.31-32).

“Verdade é reconhecer a mentira como aquilo que ela é: um pecado que nos separa de Deus. Mas verdade também é saber que podemos confessar a Jesus a mentira e todos os nossos outros pecados e pedir perdão. Verdade também é que, então, podemos aceitar o perdão pela fé e com gratidão. Aquele que fizer isso com sinceridade e de todo o coração, receberá o perdão (1 João 1.7 e 9), pois Deus não pode mentir”, escreve Norbert Lieth.

Alguns texto bíblicos sobre a mentira.
“Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.” Provérbios 12:22
“Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” Efésios 4:25
“Porquanto dizeis: Fizemos pacto com a morte, e com o Seol fizemos aliança; quando passar o flagelo trasbordante, não chegará a nós; porque fizemos da mentira o nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos.” Isaías 28:15
“E engana cada um a seu próximo, e nunca fala a verdade; ensinaram a sua língua a falar a mentira; andam-se cansando em praticar a iniqüidade.” Jeremias 9:5
 “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.” Apocalipse 22:15

sábado, 14 de abril de 2012

As 11 frutas e verduras mais contaminadas do mercado

Você já pensou quais são as frutas e verduras mais contaminadas? Você experimenta uvas (sem lavar) na feira ou supermercado?

Sempre que eu vejo uma pessoa esfregando uma maçã na roupa antes de comer, imagino o quão contaminada aquela fruta estaria, mas há algum tempo tenho pensado não somente nos vermes que ela pode conter, mas também nos pesticidas. Estou numa fase orgânica, onde prefiro comprar frutas e verduras sem agrotóxicos quando possível. Aqui nos Emirados, a onda orgânica começou há pouco tempo, portanto não são todas as frutas e verduras que podemos encontrar, e quando elas estão disponíveis no mercado, elas são extremamente caras.




Desde criança ouvi falar nos hormônios que boi e frango recebem para engordar mais rapidamente e como esses medicamentos fazem mal à nossa saúde. Os agrotóxicos cada vez mais são usados para exterminar pragas que se tornam mais e mais resistentes aos pesticidas, mas eles são também uma maneira de preservar as frutas e legumes por muito mais tempo, já que neste mundo globalizado, comemos alimentos que viajaram metade do mundo para chegar à nossa mesa.

Sempre achei que frutas e legumes que para consumirmos precisa-se descascar seriam um pouco menos contaminados, decidi fazer uma pesquisa para descobrir quais são os mais contaminados. Aqui vai:

1. Maçã
Uma das frutas mais difíceis de cultivar por causa dos fungos e insetos que atacam a plantação. Mais de 40 pesticidas são normalmente detectadas nas maçãs. Sem muitas surpresas, também são encontrados resíduos de pesticidas no suco de maçã.
Esta é uma fruta que se possível compre orgânica.

2. Salsão
Essa foi uma surpresa pra mim! Mais de 60 tipos de pesticidas são usados nessa deliciosa verdura. Dizem que gastamos mais energia para comer um talo de salsão do que as calorias que ele contém. Portanto, muito importante para nossa dieta.

3. Morango
Cerca de 60 tipos de pesticidas são usados numa plantação de morangos. Uma fruta tão delicada, realmente, muito atacada por fungos.

4. Pêssego
Outra fruta super difícil de ser cultivada e para isso precisa de mais de 60 tipos de pesticidas para produzir frutos bonitos para os olhos dos consumidores.
Eu já descascava pêssegos, agora vou tomar ainda mais cuidado.

5. Espinafre
50 tipos de pesticidas são normalmente encontrados nas folhas dessa verdura famosa no desenho animado Popeye.


6. Nectarina
Cerca de 33 pesticidas são detectados nessa fruta que eu adoro. Preferia comprar nectarinas do que pêssegos, pois assim não precisava descascar.

7. Uva
Outra fruta super sensível, onde mais de 30 pesticidas são usados para protegê-las dos ataques das pragas. Sem muitas surpresas, uvas passas também têm um alto resíduo de pesticidas. O que pensar do vinho e suco de uva?

8. Pimentão
Quase 50 pesticidas são normalmente usados na plantação de pimentões.

9. Batata
Em forma de batata frita é o legume favorito das crianças e muitos adultos também. Porém, mais de 35 pesticidas são usadas para uma bela produção. Já a batata doce é mais resistente e por isso menos pesticidas são usados.

10. Mirtilo (Blueberry)
Ainda não muito conhecido no Brasil, o mirtilo é uma delícia e quem já experimentou um “muffin de blueberries” sabe do que estou falando. Infelizmente esta delicada frutinha tem mais de 50 pesticidas.

11. Alface
Na categoria do espinafre, a alface tem também cerca de 50 pesticidas.

Depois de saber quais eram os legumes e frutas mais contaminados encontrei um artigo que diz que normalmente os ministérios da agricultura e saúde têm como tarefa checar o nível de pesticidas nos alimentos e que ainda há poucas pesquisas científicas provando o perigo dos resíduos de pesticidas na saúde da população.

Outro artigo que encontrei diz que às vezes é preferível consumir produtos de plantações locais, do que consumir alimentos que tiveram que viajar longas distâncias.

Portanto, se você conhece um pequeno agricultor, você terá melhores chances de comprar frutas e legumes com menos resíduos de pesticidas.

Quando possível, outra boa idéia é comprar orgânico alguns dos itens da lista dos mais contaminados.

Aqui vai um texto que encontrei no site do jornal o Estado de S. Paulo, que explica um pouco mais sobre alguns produtos orgânicos:

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos%20paladar,saborosos-fortes-bonitos,3132,0.htm

Legumes e verduras
São cultivados em solo adubado com esterco e farinha de osso. Costumam ser mais crocantes e tenros. A cenoura tem destacada doçura, a rúcula preserva o ardido característico e a batata costuma ter textura exemplar.

Grãos
O resultado da produção de feijão, milho e soja orgânicos tem surpreendido agricultores. Com controle biológico de pragas, a produtividade se equipara à da lavoura convencional. Os grãos têm menos sódio, e o feijão conserva o sabor de ferro.

Carne
Os animais são alimentados sobretudo com pasto orgânico. Não ficam confinados e nem recebem remédios alopáticos.

Café
Na boca, textura cremosa e sabor intenso. Entre os orgânicos, é dos brasileiros mais exportados. Lavoura e todo o beneficiamento são inspecionados. Há descarte de grãos com defeito.

Granola
O plantio da aveia, do trigo e do centeio segue a cartilha orgânica, sem resíduos químicos. Apenas 1% do produto – o floco de milho – não é orgânico.

Laticínios
Já estão à venda leites integrais e desnatados e queijos, produzidos com leite de vacas criadas soltas, alimentadas no pasto livres de aditivos. O leite integral orgânico é muito cremoso, cheio de nata.

Morango
Na prateleira eles parecem os mesmos: em geral, o orgânico e o comum são idênticos. A diferença está na produção. O morango é a maior vítima dos defensivos agrícolas, por isso, os orgânicos são bastante procurados. A vantagem adicional é que, como ocorre com outras frutas e legumes cultivados organicamente, a polpa é mais tenra e o sabor, concentrado.

Frango
Leva cinco meses para ficar no peso ideal para o abate, ao contrário do frango convencional, que fica pronto em 40 dias (em média), depois de receber antibióticos promotores de crescimento.

Açúcar
O processo de refinamento de açúcar branco envolve enxofre e, por isso, uma das primeiras investidas dos ambientalistas foi sobre ele. Destaca-se aqui o demerara, cuja composição leva cálcio, ferro e tem sabor mais suave. Como é cristal, é bom para caramelar.

Chá
Sem a adição de nitratos, fungicidas ou herbicidas, conserva o sabor original das ervas.

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!