sábado, 21 de abril de 2012

Somente uma mentirinha

Ela é uma epidemia, pois ninguém está imune. Muitos acham que ela não prejudica e por isso é cada vez mais aceita como algo normal.

Você mente no seu imposto de renda?
Você elogia alguém somente para parecer simpático?
Você pede para alguém dizer ao telefone que você não está?
Você exagera quando conta uma história?

Posso dizer que pelo menos duas dessas ainda cometo conscientemente.

Infelizmente vemos a mentira como algo não tão ruim assim. Se ninguém foi ferido, se foi uma lisonja, não é nada grave.

Para muitas pessoas não falar toda a verdade é uma "forma elaborada" de comunicação, de “mentiras brancas” (white lies, como dizem os de língua inglesa). Nós adulamos, enganamos e sorrimos diariamente com olhar inocente para manter uma boa atmosfera ou para nos apresentar numa luz mais favorável.

Quantas promessas você já quebrou com um simples, “ligo pra você amanhã!”, já sabendo (com intenção) que não iria ligar?

No texto “O mistério da Mentira” por Norbert Lieth, escritor cristão, ele diz: “É vergonhoso como hoje em dia se lida levianamente com o conceito "mentira" ou com a própria mentira. Há pesquisas e estudos sobre a mentira, tenta-se explicá-la, procura-se a sua origem, mas em geral ela é considerada inofensiva, sim, até mesmo uma necessidade da vida e, em última análise, como algo bom.”

“Entretanto, como em todas as questões relativas à vida, também sobre a mentira somente a Bíblia – e não quaisquer "pesquisadores da mentira" – pode nos dar a melhor orientação. Ela nos mostra que a mentira não é um mistério,... mas um pecado há muito revelado. A mentira consiste em rejeitar a verdade de Deus. Sobre os mentirosos está escrito: "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Romanos 1.25).
Por isso a mentira se estende por toda a história da humanidade. Ela é a culpada pela queda do homem e causa de todos os sofrimentos e de muitas lágrimas”, comenta Lieth.

No artigo, ele explica que as crianças mentem primeiramente em proveito próprio – a fim de evitar castigos ou para receber alguma recompensa. Mais ou menos a partir dos oito anos de idade elas aprendem a diferenciar a simpatia verdadeira da falsa.

Realmente ele tem razão, pois nunca vi uma criança elogiando alguém falsamente, mas por outro lado nascemos já sabendo mentir para escapar uma punição. Isso não precisa ser ensinado. Mesmo mentindo descaradamente, fazendo como se fossemos inocentes, é muitas vezes visto como engraçadinho e inteligente. Quantas vezes mentimos para evitar sermos chamados a atenção? O triste é que não nascemos com a noção de que precisamos nos desculpar. Isso sim deveria ser ensinado desde criança. Pedir desculpas e reconhecer nossas faltas deveria ser primordial na educação de uma criança. Errar é normal e por isso deveríamos ser incentivados a reconhecer nossos erros já na mais tenra infância, o que evitaria a utilização da mentira de forma tão generalizada.

Na verdade, não existe mentirinha ou mentirona, tudo é mentira. Não importa se minha história tem 1% de mentira ou 90%. Será que tomaríamos um copo de água somente com 1% de água contaminada? Digamos que temos um copo de água mineral Perrier (francesa e cara) e que alguém coloca uma gota de água de esgoto, será que acharíamos que essa água é boa para o consumo? Então por que achar que uma mentirinha não nos contamina? Aliás, ela pode não contaminar quem a ouve, mas com certeza contamina quem a conta.

Um dia minha chefe pediu para eu dizer por telefone que ela não estava no escritório. Disse à ela: “Se eu posso mentir por você, eu também posso mentir pra você.” Espero que ela tenha entendido!

"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8.31-32).

“Verdade é reconhecer a mentira como aquilo que ela é: um pecado que nos separa de Deus. Mas verdade também é saber que podemos confessar a Jesus a mentira e todos os nossos outros pecados e pedir perdão. Verdade também é que, então, podemos aceitar o perdão pela fé e com gratidão. Aquele que fizer isso com sinceridade e de todo o coração, receberá o perdão (1 João 1.7 e 9), pois Deus não pode mentir”, escreve Norbert Lieth.

Alguns texto bíblicos sobre a mentira.
“Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.” Provérbios 12:22
“Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” Efésios 4:25
“Porquanto dizeis: Fizemos pacto com a morte, e com o Seol fizemos aliança; quando passar o flagelo trasbordante, não chegará a nós; porque fizemos da mentira o nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos.” Isaías 28:15
“E engana cada um a seu próximo, e nunca fala a verdade; ensinaram a sua língua a falar a mentira; andam-se cansando em praticar a iniqüidade.” Jeremias 9:5
 “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.” Apocalipse 22:15

2 comentários:

Adriano disse...

A mentira e' socialmente aceitável porque hoje em dia muito pouco valor se da a uma pessoa de carácter integro. Alias, se voce se propõe a fazer o que e' correto em algumas situações, vc e' ridicularizado ou anormal. As vezes paro para analizar o fato de que em 10 anos de casamento eu nunca ouvi uma mentira sair dos labios da minha esposa... nao posso descrever a sensação de paz e tranqüilidade isso me da'! Infelizmente eu ja menti para ela, por medo de que ela descobrisse algo que fiz sabendo que nao deveria ter feito... o resultado foi catastrofico para ela - e me dói cada vez que me lembro do quanto isto a fez sofrer. Como pai, uma das minhas metas e' ensinar meus filhos a nao sentirem temor de assumir suas responsabilidades quando erram, mas que aprendam a valorizar a alegria de se viver com uma consciencia limpa. Isto nao tem preço!

Marli disse...

Oi Adriano, obrigada pelo comentário. Que bom que seus filhos crescerão sabendo o valor de assumir seus erros. Que Deus sempre lhe dê sabedoria para educar seus filhos.

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!