domingo, 20 de maio de 2012

Deixar a raiva secar: fácil no papel, difícil na prática

Você já ‘tirou satisfação’ com a cabeça quente?

Estou escrevendo este texto com a cabeça super quente!

Há algumas semanas recebi uma mensagem por e-mail intitulada “Deixe a raiva secar”. Ela explica que devemos tratar de um assunto delicado para nós com a cabeça fresca, depois de algum tempo. A história é de uma menininha que empresta seu joginho de chá novinho para uma amiguinha brincar. Essa menininha tinha que ir ao médico com a mãe, por isso não podia brincar com sua amiguinha. Resumindo a história, quando a menininha chega do médico vê seu brinquedo quebrado e jogado no chão. Ela fica com muita raiva e quer ‘tirar satisfação’, mas sua mãe lhe dá um conselho, de esperar um pouco, esfriar a cabeça e depois ir conversar com a amiguinha, explicando que quando sujamos nossa roupa com barro é melhor deixar o barro secar primeiro antes de lavar, pois fica mais fácil limpar.
Depois de algumas horas a amiguinha aparece com sua mãe com um brinquedo novo para substituir o quebrado, e que na verdade ela não tinha quebrado o brinquedo, mas foi um moleque malvado que o fez.

Meu marido me disse para deixar primeiro a cabeça esfriar antes de dizer à uma amiga o quanto decepcionada estou com ela. Ela gentilmente se prontificou de levar meus exames médicos (assunto grave) para uma outra amiga minha que trabalha num hospital para uma segunda opinião. Essas duas amigas moram na mesma cidade e meu marido levou os exames à primeira amiga que deveria ir ao hospital para entregar à minha outra amiga. A amiga do hospital trabalha das 7h às 15h. Bom, a primeira amiga saiu para passear e não leu direito meu bilhete, ela pensou que deveria ir ao hospital entre 15h e 19h. Às 19h ela vai ao hospital e deixa os exames na recepção. Na meu entender, não pensou que se alguém perdesse meus exames eu teria um grande problema. Infelizmente, hoje, quando soube do acontecido, a médica que veria meus exames está doente, portanto terei que dormir mais um dia sem uma resposta.

Estou tentando deixar a raiva secar primeiro para depois falar com minha amiga que se dispôs a levar meus exames para segunda opinião. Está sendo super difícil!!! Será que conseguirei?
Qual sua experiência, você consegue deixar a raiva secar ou prefere conversar o quanto antes?

4 comentários:

Karina Lapido disse...

Oi Marli,

Difícil sua pergunta, hein!
Obviamente, deixar a raiva secar antes de tirar qualquer satisfação é o mais indicado, pois, como aconteceu com a história da menininha, muitas vezes, quando estamos com raiva, ficamos "surdos"para ouvir as explicações que a pessoa que despertou esse sentimento em nós tem para dar e corremos o risco de ser injustos.
Às vezes, nos precipitamos. Às vezes, confirmamos que nossa raiva realmente tem sentido.
Na sua situação, eu deixaria a raiva secar e escolheria entre duas opções:
- nuna mais pediria esse tipo de coisa para ela, pois ela mostrou que não está disposta a ajudar.
- explicaria a ela o que poderia ter acontecido para que, numa próxima vez, ela prestasse mais atenção e não repetisse o erro.
De qualquer forma, cabe uma avaliação pessoal: será que o seu bilhete estava claro o suficiente para que ela entendesse? Por tratar-se de um assunto tão importante, será que não teria sido melhor conversar pessoalmente ou por telefone?
Enfim... coisas que aprendemos no dia a dia. Para resumir. fica com raiva não... A raiva só é ruim para quem sente!

Beijo,

Karina

Lucimara Fernandes disse...

Oi amiga!
Eu concordo com o texto que você citou e também com a Karina, que deixar a raiva secar é o ideal, mas confesso que não é fácil! Principalmente para mim, que sou ansiosa! Eu tenho necessidade de dizer o que eu penso, mas, muitas vezes, faço isso na hora errada, ou de maneira errada... A última vez que falei demais afastei de mim uma pessoa que eu amo muito!! E não estou vendo como consertar isso... Talvez, se eu tivesse esperado um pouco não teria enviado o e-mail... Se você, como eu, não conseguir esperar este tempo, pelo menos pense bem antes de falar para não correr o risco de ser injusta e se arrepender depois...
Um grande beijo!

Isa Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isa Duarte disse...

Raramente consigo deixar a raiva secar. O pior é que ela me seca por dentro. Eu sinto isso.

Por outro lado, sei que não sou perfeita com os outros como espero que sejam comigo. Mas, nem essa certeza me ajuda a por a raiva pra secar.

Situação bem complicada essa sua. Mas, imagino que, como você desabafou escrevendo, a raiva deve ter dado uma boa secada e, no final, tudo se resolveu de uma forma bem positiva.

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!