Alimentos que fazem bem
O que você consome mais: carboidratos, proteínas, legumes ou frutas? Quando está com fome e não há nada pronto, o que você come?
O que você consome mais: carboidratos, proteínas, legumes ou frutas? Quando está com fome e não há nada pronto, o que você come?
Há alguns meses fiz um detox e durante esse período tive que eliminar açúcar, pão, massa e produtos processados e percebi o quanto de carboidratos, principalmente em forma de bolacha, mesmo cracker e água & sal, consumimos por dia.
Infelizmente com a vida corrida que temos, quando uma fominha bate o mais simples é recorrer para uma fatia de pão, uma bolacha, um chocolate, ou seja, tudo que contém açúcar e farinha e é processado. Ao eliminar esses alimentos por um tempo, tive que recorrer às frutas e aos legumes, entre outras alternativas.
Para o café da manhã, uma boa solução é omeletes ou ovo cozido, mingau de quinoa ou kasha com canela e damascos. Ou seja, com planejamento e disciplina não é tão difícil assim mudar nossa alimentação.
Super alimentos
Ovo é um dos melhores alimentos, que por muitos anos foi erroneamente deixado de lado por causa da onda light e diet. As pessoas tinham medo de comer ovo e aumentar o colesterol. Atualmente vários estudos mostram que o ovo é um super alimento e que “não há nenhum estudo consistente que apóia a crença de que a ingestão de ovos aumenta os níveis de lipídios ou colesterol”, publicou o International Journal of Cardiology de 10 de Março de 2005.
Caldo de carne, frango e legumes é também uma excelente fonte de vitaminas. Utilizando ossos e até cascas de legumes consegue-se um ótimo caldo que pode ser congelado e usado para fazer sopas ou como bases para molhos e outros pratos. Os cubos de caldo industrializados são cheios de química e sal, totalmente desprovidos de vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde.
Em vez de comer batatas, utilize mandioca, inhame, cará ou mesmo batata doce, que possuem mais vitaminas. Prefira arroz integral, adicione linhaça quando cozinhar o feijão, que contribui para que ele se torne mais digestível.
Coma abacate várias vezes por semana. No café da manhã, uma vitamina de abacate com leite é uma super refeição. Adicione sementes de linhaça, chia, abóbora, girassol e gergelim (moídas na hora). Eu tenho um pequeno moedor de café elétrico, que por sinal é um dos utensílios, depois do fogão e geladeira, mais utilizados na minha casa. Uso-o todas as manhãs para moer sementes.
No Brasil, a quantidade de frutas permite que se varie o tipo de vitaminas, portanto, comece com pelo menos uma vez por semana a trocar o pão por uma vitamina. Se somente uma vitamina não é suficiente para aplacar sua fome, coma um ovo cozido e continue a saborear seu cafezinho.
Outros super alimentos são açaí, mas sem açúcar e granola, côco incluindo água, óleo e leite, castanha do pará, alho, cebola, couve (como salada ou suco), maca (uma raiz de planta peruana), spirulina, clorela, bagas de goji. Veja outros no site http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/12441-onze-superalimentos-que-voce-deveria-consumir-mais
Compre verduras e frutas cultivadas o mais próximo da sua casa. Prefira feiras a supermercados. Consuma carnes, ovos e manteiga (nunca margarina) bio/orgânico.
Para terminar, adicione aos seus pratos um pouco de cúrcuma ou açafrão da terra (agente ativo do tumérico), reconhecido por suas propriedades anti-cancerígenas. Além disso, acho que o cúrcuma também ajuda a ter dentes saudáveis, pois dificilmente vê-se um indiano com dentes estragados.