segunda-feira, 23 de julho de 2012

Detox, faxina no organismo
Você já fez alguma dieta?

Sempre fui interessada em saber como ser mais saudável e curar doenças com remédios naturais, mas há algum tempo tenho pesquisado sobre alimentos orgânicos e dietas desintoxicantes.

Somos bombardeados por hormônios na carne, pesticidas nas frutas e legumes, poluição e stress, portanto, achei que dar uma pausa no organismo por algum tempo e ajudá-lo a eliminar toxinas não seria nenhum sacrifício.

No final do ano passado depois de um ano sofrendo de dor abdominal e tendo passado por diversos médicos decidi tentar a homeopatia. Consultei uma naturopata, que me receitou acupuntura, diversas ervas medicinais e um detox.

O Detox consistia basicamente em arroz integral, frutas (menos laranja e banana) e legumes (menos tomate, pimentão e berinjela) e peixe. Ou seja nada de carboidratos, produtos lácteos, açúcares e carnes.

Parece bem restrito, mas no fundo não é. Atualmente com a grande variedade de outros alimentos como quinoa, buckwheat e os chamados superfoods (suplementos alimentares), como açaí, maqui, maca, psyllium, chlorella, wheatgrass, linhaça, spirulina, entre outros, essas dietas ficaram mais fáceis.

Fácil falar, mas na realidade a falta de carboidratos e carne foi super difícil pra mim. Para me apoiar, meu marido resolveu também participar do detox e o que ele percebeu foi a quantidade de carboidratos que se consome no dia a dia. Não somos de comer sanduíches e mesmo pão, que fazemos em casa, é reservado somente para os finais de semana. Também gostamos de cozinhar e somos fãs de variedade, mas mesmo assim, vimos que ingerimos carboidratos mais do que gostaríamos. Quando temos fome e estamos na correria, o mais fácil é comer uma fatia de pão, uma bolacha ou uma porção de cereal industrializado. Ninguém pensa instantaneamente em descascar uma cenoura ou lavar uma maçã.

Meu detox durou 18 dias e os 10 primeiros dias não foram nada fáceis, ainda mais com visitas em casa, mas estou orgulhosa de ter conseguido fazer um regime pela primeira vez. O intuito não era perder peso, mas perdi 3kg, já recuperei dois, mas não preciso me preocupar com meu peso.

Minha médica disse que um Detox de Arroz Integral deve ser feito uma vez por ano, mas que a cada seis meses podemos fazer um mini detox com sucos por três dias e é isso que estou fazendo no momento.

O detox com suco pareceu mais fácil do que o de Arroz Integral, mas eu acrescentei sopa batida no liquidificador depois de um dia e meio.

Com essas duas experiência senti que sensações de doce e salgado no meu paladar aumentou. Atualmente utilizo muito menos açúcar ou sal nos alimentos. Minha necessidade de açúcar, como sobremesas doces, também diminiu e mesmo o meu café que antes tinha que ter açúcar, agora pode ser saboreado com um pouco de leite ou com um pequeno quadrado de chocolate.

2 comentários:

Rosangela disse...

Olá Marli! Sempre fui magra e voce me conheceu assim. Tive cancer em 2005 e adquiri 25 quilos durante o tratamento, uma parte devido aos corticóides e outra parte pelo foco em comer para não baixar plaquetas, não emagrecer demais, etc.
Quando terminou o tratamento foi muito difícil retomar meu peso. Faço exercícios regularmente e atualmente estou fazendo reeducação alimentar pela Meta Real www.metareal.com.br
Confesso que desconfiei no início, mas já eliminei 12 quilos, não deixei de comer nada, só mastigo melhor os alimentos.
Além de eliminar peso minha pele melhorou, meu cabelo está crescendo masi forte, minhas unhas estão mais fortes.
Não acredito em sacrifícios para perder peso, acredito na volta às raizes...porque eramos magras antes?
Não existem ossos largos, não existe tendencia....acredito na reeducação alimentar.

Um grande beijo. Saudades de voce

Marli disse...

Querida Rosângela, obrigada por compartilhar sua experiência. Concordo com voltar às raízes. Deveríamos também voltar a comer comidas mais simples como áquelas de antigamente, nada dessa moda fat free.
Faço o detox para eliminar toxinas somente, pois acho que para emagrecer, somente a educação alimentar é duradoura.
Abraços!

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!