domingo, 25 de dezembro de 2011

Obrigada José

Sua esposa está grávida e você não é o pai. Aliás você nunca teve sexo com ela. Como você se sentiria? Com certeza traído e confuso!

Todo Natal mesmo aqueles que não seguem o Cristo, um momento ou outro, pensam no nascimento de Jesus e em sua mãe, Maria, mas dificilmente paramos para pensar no que José sentiu quando ele soube que sua esposa estava grávida e que o filho não era seu.

“Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.” Mateus 1:18 e 19.

Na antiga tradição do Oriente Médio, neste caso, da Judaíca, o noivado acontece depois do casamento oficial e antes do casal se unir debaixo do mesmo teto. É um momento de despedida da noiva de sua família, onde ela passa alguns meses preparando sua mudança para a casa do marido. Foi nesse período que Maria encontra-se grávida e conta a José o que aconteceu. Com certeza José se importa com Maria, pois a Bíblia diz que ele para “não expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente”. Com os olhos da razão, díriamos, claro o filho não é dele e é injusto que ele aceite essa situação. Acreditar em Maria ou não? O que o povo diria? ”lá vai aquele idiota, que Maria enganou”. Será que José brigou com Deus e disse “eu sempre fui um homem honesto, por que o Senhor fez isso comigo?” Provavelmente ele se sentiu traído e pensou em fugir para um lugar onde ninguém o conhecia. Ele, porém, sabia que Maria não saíria ilesa dessa história, ela seria apedrejada.

“Mas depois de ter pensado nisso, apareceu um anjo do Senhor em sonho e disse: José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.” Mateus 1:20.

Será que José pensou, “foi somente um sonho ou Deus, é você mesmo?” Será que ele discutiu com Deus? “Isso parece absurdo, eu não quero ser aquele que vai cumprir a palava do profeta” (a virgem ficará grávida e dará a luz um filho, e o chamará Emanuel*). Isaias 7:14.

Pois é, José, um dos homens mais humildes da Bíblia, negou-se a si mesmo e decidiu obedecer, mesmo se a história não fizesse muito sentido. Ele acolheu e protegeu aquele que um dia negaria a si mesmo para salvar todos que crêem em seu nome.

“José eu espero que um dia eu possa me sentar com você e ouvir sobre a escolha que você fez, porque foi você e não um outro que Deus confiou para cuidar de Maria e DELE mesmo.” (Trecho da música Joseph de Don Pothress e Tony Wood)

A Bíblia fala de José somente mais uma vez quando Jesus tinha 12 anos, ele desaparece para que possamos focalizar no pai celestial de Jesus. Que humildade. Obrigada José!

2 comentários:

Lucimara Fernandes disse...

Marli,
Até então, eu jamais tinha parado para pensar na generosidade de José... Se esta história acontecesse hoje, provavelmente, ninguém acreditaria!
Ótimo texto!!! Parabéns pelo post!
Feliz Natal!
Beijos

Isa Duarte disse...

Marli,

Você conhece minha família, formada por mulheres fortes, batalhadoras e que só conseguem seguir em frente e ser felizes nesse papel porque têm ao seu lado homens justos, que abrem mão do poder absoluto do macho para dividir com suas mulheres: dividir, jamais competir.

Coincidentemente, esses dias, a Bíblia da minha casa ficou aberta em Provérbios (31,10-31) Poema Alfabético sobre a mulher virtuosa. Eu pude perceber, então, que desde o início dos tempos, existem homens e homens.

José certamente amava mais do que se envaidecia em mandar em alguém. Não é sem razão que ele é o símbolo e a proteção maior da família: um homem bom, sem vaidades e com muito amor por sua família.

Adorei seu texto!
Bj

Como publicar um comentário

- Clique em comentários (no final de cada matéria);
- Após escrever seu comentário, digite a palavra em código “Prove que você não é um robô";
- No campo "Escolher uma identidade", se você não possui conta Google, clique na opção NOME/URL e digite seu nome no campo "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
- Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo";
- Daí é só cliclar "Publicar comentário".
- Obrigada!